Como usar lentes de contato

 

 

 Quero usar lentes de contato. O que fazer?

 

Antes de colocar as lentes de contato, você necessita de uma avaliação ocular prévia. Só assim você saberá se poderá usá-las, pois existem pessoas que não podem usar lentes de contato.

Também é a oportunidade de saber quais as lentes ideais para seus olhos.

Primeira atitude: marcar hora no seu oftalmologista!


O oftalmologista primeiramente fará uma anamnese, isto é, conversará com você para saber:

•    histórico ocular (usa óculos há quanto tempo; visão com óculos; necessidade do uso de óculos, cirurgias oculares já realizadas; acidente ocular; doenças oculares etc..)

•    Se tem sintomas como: coceira, olhos vermelhos, secreção, dor ocular, etc...

•    Para que você quer lentes: uso diário; só em festas; no trabalho; na escola, no esporte. Expectativas em relação as lentes.

•    Medicamentos em uso (pele, doenças sistêmicas, depressão...); se tem síndromes; se está grávida. Se o paciente costuma instilar colírios, usar pomadas oftálmicas, também é de suma importância para uma boa adaptação das lentes de contato.

•    Como é o ambiente de trabalho/ estudo (ar condicionado; fumaça de cigarro; etc..)

Basicamente, os exames oculares prévios são:

- Acuidade Visual: medir a visão com óculos e sem óculos; para perto e para longe.

- Refração: verifica se o grau está de acordo com o que você precisa, isto é, se os óculos não estão fracos ou fortes; se você tem astigmatismo, o eixo do astigmatismo.

- Exame dos anexos oculares e biomicroscopia: pálpebras, cílios, conjuntiva, avaliação lacrimal, córnea, íris, pupila, cristalino, câmara anterior, verificar a presença de alterações oculares como blefarite,meibomite, falso piscar, queda palpebral, cicatrizes corneanas, etc...

- Curvatura da córnea: A curvatura da córnea é um dos exames mais importantes na adaptação, pois a córnea é a superfície onde a lente de contato permanecerá. 
  
- Exame do filme lacrimal: fundamental para o uso de lentes de contato

- Exame da Pressão Intraocular

- Exame de fundo de olho

Após esses exames, o oftalmologista escolherá as lentes e você fará um teste com elas. Se tudo estiver em ordem, após o exame com as lentes, poderá adquiri-las. 

Lembre-se : a  lente de contato bem  adaptada , é aquela que proporciona  melhor  acuidade visual possível, máximo conforto, sem provocar  muitas alterações no metabolismo e tentar manter esses três itens o maior tempo possível.

Por isso, exames oculares em usuários de lentes devem ser frequentes, pois a lente pode estar bem adaptada hoje, mas não significa que isso continuará acontecendo para sempre.

 Agora que você já sabe como fazer, aprenda mais um pouco sobre os tipos de lentes de contato e alguns dos problemas mais comuns que elas podem nos ajudar CLICANDO AQUI.

 

Fonte da notícia: Regina Carvalho e Newton Kara José

 


HPLOGOMARCDAGUA

                                                                                                                                                                         

Redes Sociais



 

 

LiveZilla Live Help

 

 

 

Fale Conosco